quarta-feira, 4 de maio de 2011

Porque as mulheres precisam treinar ?!?!

Já cansei de ouvir o “mulherio” se perguntar: _Por que preciso treinar com pesos?
A resposta é simples e objetiva; porque esse tipo de treinamento é o mais rápido e eficaz, contra um dos maiores inimigos das mulheres, a flacidez, a gordura localizada, além dos inúmeros benefícios que esta prática pode trazer à saúde, que pode ser desde recuperação de lesões até bem estar físico, melhora da auto- estima, etc!

Pesquisas comprovam que se as mulheres que seguem um programa de treinamento regular com pesos apresentam uma melhora significativa nos aspectos relativos ao bem estar físico e mental, criando uma condição de vida mais saudável.

Algumas mulheres ainda têm um pouco de receio quanto a prática de exercícios com pesos, seja para intuitos competitivos ou não, pois  ainda conservam em mente  pensamentos antiquados, que, ao executar qualquer exercício com pesos, seu corpo ficará masculinizado como num passe de mágica. Porém, estas mesmas mulheres que anseiam por melhorias físicas, de pensamentos arcaicos também desejam  ser donas de belas pernas torneadas, glúteos arredondados...,como resolver este impasse? 
 Simples, abrir a cabeça já é um bom começo, vamos pegar como exemplo uma das mulheres mais desejáveis, Sheila Carvalho ou Viviane araújo, vamos nos fazer uma pergunta introspectiva...Como será que ela consegue ter esse corpão? Será só genética?  
Obviamente que genética é fator determinante, ou seja, para intuitos competitivos isso fará toda a diferença, agora para mulheres que procuram obter um corpo sarado, existem inúmeras possibilidades de conseguir progressos significativos respeitando a condição genética individual, biotipo de cada pessoa.

Quem garante é o pesquisador Willian Kraemer, PhD da Ball State University, em Indiana, Estados Unidos.

Wayne Westcott, especialista em treinamento com pesos e pesquisador de uma unidade da ACM em Massachusetts, indica 10 motivos pelos quais as mulheres precisam fazer exercícios com pesos.  

  • 1. É possível perder mais gordura ao invés de ganhar músculos: Westcott e sua equipe realizaram estudos com milhares de mulheres e nenhuma nunca reclamou que estava ficando forte demais.

    Westcott concluiu que a média das mulheres que fizeram um treinamento de força de duas a três vezes por semana, durante dois meses, ganharam 800 gramas de massa muscular e perderam 1,6 quilo de gordura.

    Ao contrário dos homens, os músculos das mulheres se comportam de outra maneira por questões hormonais.

    Elas têm de 10 a 30 vezes menos hormônios responsáveis pelo aumento do tamanho dos músculos, explica Kraemer.  
  • 2. Novos músculos ajudam a combater a obesidade: ao ganhar mais massa muscular, o metabolismo de repouso aumenta. Então é possível perder mais calorias durante o dia. Para cada quilo de músculo ganho, pode-se queimar de 16 a 23 calorias a mais diariamente. Por exemplo, ao ganhar 1,3 quilo de músculo e queimar 40 calorias, serão queimadas 120 calorias por dia, ou aproximadamente 3.600 calorias por mês. Isso equivale a uma perda de 4,5 a 5,4 quilos por ano.  
  • 3. Uma mulher mais forte deixará algumas atividades diárias mais fáceis, como carregar as compras, filhos.

    Um treino com pesos moderado aumenta a força em até 50%  
  • 4. Ossos mais fortes: Conforme a mulher vai envelhecendo, ela vai perdendo densidade mineral óssea.

    Isso pode ser revertido com exercícios com pesos, a densidade óssea pode ser aumentada em 13% em seis meses.

    É mais uma arma poderosa contra a osteoporose.  
  • 5. O risco de se desenvolver diabetes cai: O treino com pesos aumenta a taxa de utilização de glicose pelo corpo em 23% depois de quatro meses.  
  • 6. As chances das doenças cardíacas tendem a diminuirem: O treino com pesos melhora os níveis de colesterol e a pressão sangüínea. Porém, deve se incluir exercícios cardiovasculares e alongamento no treinamento.  
  • 7. As dores nas costas e artrite são praticamente extintas, ou bastante reduzidas. Pesquisas publicadas recentemente constatam que ao fazer exercícios para músculos específicos, costas, por exemplo,  pode se eliminar ou aliviar as dores na região trabalhada. Outros estudos indicam que, o treino com pesos pode acabar com as dores causadas pela artrite.  
  • 8. Melhor performance atlética, o treino de força aumenta as habilidades esportivas.

    Os exercícios com pesos também diminuem, e, ou recuperam os riscos de lesões.  
  • 9. Um exercício para todas as idades: Westcott treinou com sucesso mulheres de 70 a 80 anos. O pesquisador concluiu que os benefícios do treinamento de força são possíveis para idosos, adultos e jovens. Vale lembrar que um profissional capacitado tem sempre que supervisionar quem já tem mais idade.  
  • 10. Saúde mental mais forte: Um estudo realizado por pesquisadores em Harvard descobriu que 10 semanas de treinamento com pesos reduz os sintomas de depressão. As participantes relataram que se sentiam mais confiantes ao final da pesquisa. 
Como mulheres, temos a característica de acumular mais gordura localizada, temos que treinar muito mais do que os homens... Muito ânimo e muita persistência, estas já são nossas características, então vamos lá meninas, vamos tornar o treino em um momento de cuidado pessoal.
fonte :http://www.patriciamello.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário